Nem tudo é o que parece: deixe seu apartamento compacto um pouco maior
Apartamentos compactos são uma realidade. Por uma série de motivos. São mais rápidos de construir, são mais práticos para limpeza e manutenção em geral e demandam menos espaço em cidades e regiões metropolitanas cada vez mais povoadas. Até aí tudo bem. Mas e quando a gente deseja ter um pouco mais de espaço? Tanto para decorar como gostaríamos quanto para oferecer às visitas um ambiente mais aprazível? Se liga nessas dicas.
A primeira, e mais óbvia, é aproveitar melhor os espaços disponíveis. Para tal, é preciso organização. Não adquira coisas simplesmente por adquirir, não caia na tentação das liquidações e seja prático. Planeje a decoração de cada cômodo e compre só aquilo que vai ser usado e que se encaixa. Nesse sentido, algo que pode ajudar: móveis planejados.
Menos é mais
O conceito de “minimalismo” também ajuda a decorar bem sem precisar de muitas peças ou ocupar muitos espaços dos cômodos. Em design de interiores, o minimalismo é uma decoração harmônica com poucos móveis, mas que componham o ambiente com elegância e coerência.
O uso de tons claros, sobretudo nas paredes, e de janelas também fazem parte do lifestyle minimalista e também favorecem a sensação de espaço.
Vidros e espelhos
Por falar em sensação de espaço, um lugar não precisa necessariamente ser amplo para dar a sensação de amplitude. Técnicas que façam o ambiente parecer maior do que realmente é reforçam esse sentimento e o tornam mais aprazível e aconchegante para as visitas.
Nesse ponto, espelhos são uma ótima pedida. Eles aumentam a sensação de espaço, fazem a sala ou quarto parecer duas vezes maiores, além de compor muito bem com ambientes claros e minimalistas. Vidros também ajudam nesse papel.
Tá vendo? É possível tornar aquele apartamento compacto em um lugar maior. Com criatividade, tudo se resolve.