Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tendências: elementos naturais na arquitetura e design de interiores

Madeira, pedras, plantas, água, espaços que priorizem a iluminação natural … está cada vez mais habitual o uso de ideias arquitetônicas e elementos decorativos que incorporem a natureza. Tal tendência é fruto das demandas atuais: mais responsabilidade social e mais sustentabilidade, mais respeito e conexão com a natureza. E o melhor, funciona muito bem.

Madeira é algo que sempre foi familiar, afinal de contas, sempre foi matéria primordial de móveis caseiros ou mesmo ao piso. As escolhas modernas, no entanto, vão muito além. Os elementos estão muito mais crus: troncos podem servir como mesas, bancos ou pufes enquanto galhos se tornam opção para cabides e abajures.

Claro, tudo isso compõe muito bem com móveis e demais utensílios cuja madeira sempre foi uma opção. Dá um clima rústico e, ao mesmo tempo, elegante.

Já pedras e rochas são um caso à parte. Estamos acostumados a elas, mas em locais muito específicos: uma passarela ou um móvel de jardim, o piso de algum cômodo específico.

Hoje é muito mais comum encontrar paredes de pedra, além de peças utilizadas na decoração: desde pedras mais rústicas, rochas maiores, que podem servir de aparador ou de mero item decorativo, até as menores, como seixos em uma bacia no centro de casa.

O uso de peças maiores cai bem quando colocado em destaque.

Plantas e água, em peças como vasos, aquários e tanques, que podem ser combinados a pedras e madeiras, também, podem ser utilizados na composição do ambiente e se encaixam muito bem em cômodos como terraço ou estar. Mas um detalhe importante é: minimalismo, cuidado e harmonização. São tendências, mas são itens que ainda estamos nos acostumando a usar. Assim, a moderação e a orientação de um profissional são essenciais.

Tags: